O Templo de Salomão no Brasil

O templo, inspirado no original construído pelo Rei Salomão, será inaugurado em 31 de agosto. (Foto: Internet.)

O templo, inspirado no original construído pelo Rei Salomão, será inaugurado em 31 de julho. (Foto: Internet.)

Quem passa pelo bairro do Brás fica surpreso com a edificação. Parecem não acreditar no que veem. Uma edificação de 74 mil metros quadrados de área construída. O equivalente a 18 andares de altura e capacidade para 10 mil pessoas. Para muitos, um exagero de construção. Pode ser. Mas não para o objetivo para os quais foi construído.

Trata-se da mais nova e suntuosa sede da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo. Recebeu o nome de batismo de Templo de Salomão – a casa de Deus, no Judaísmo. Para se ter uma ideia, a nova igreja, ou templo, é 3,2 vezes maior que a Basílica de Aparecida.

Ocupa um quarteirão inteiro do Brás. Um bairro degradado com sedes de diversas outras igrejas. Mas, tratado como local sagrado pela Igreja Universal. Inclusive com adornos e regras de comportamentos interno inexistentes nos outros cerca de 6 mil endereços no país.

Edir Macedo e a inauguração
Toda a demonstração de poder de fogo para construir o templo partiu do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo e empresário Edir Macedo. Já foi perseguido por muitas razões. Tanto religiosa, empresarial, mas pelo que pode representar em termos políticos no futuro. Mas passou. Tanto é verdade que na próxima quinta-feira, dia 31, a presidente Dilma Rousseff, estará presente na inauguração. Entre outras autoridades.

Como é de costume nessas ocasiões, principalmente perto das eleições, todos vão desejar discursar. O que não ocorrerá. Apenas Edir Macedo irá falar. Nem mesmo a imprensa vai estar presente. Nos últimos dias, a visita foi liberada para pastores e obreiros vindos de ônibus oriundos de vários estados. Os que esperavam do lado de fora, homens e mulheres vestiam de acordo com um protocolo pré-estabelecido. Os homens de ternos e gravatas com logo da Universal. Já as mulheres de terninho, saia, meia e sapato azul marinho.

Tendência religiosa
A começar pelo fato de que a Universal decidiu não colocar sua inscrição na fachada. Assim, propiciou a entrada de fiéis de outras igrejas. Criou também, um memorial com a história do templo original de Salomão destruído no ano 586 a.C., e a própria trajetória. Indícios sólidos que marcam a atual tendência judaizante da Universal. Dentro do cardápio estão contidos também, a valorização de símbolos como o menorá, a arca da aliança e a barba comprida do sarcedote. Tanto é verdade, que o próprio Edir Macedo deixou a barba comprida. Nos cultos passou a faze-los com um manto branco e um quipá judaico na cabeça.

A Inspiração
O templo do Rei Salomão construído pela Universal foi inspirado em Jerusalém. O templo original, construído pelo rei Salomão em Jerusalém, foi destruído pelos babilônios em 586 a.C. Reerguida por Herodes e chamada por Jesus de “covil de salteadores”, segundo a Bíblia, a segunda versão foi derrubada por romanos no ano 70 d.C.

Jornalista dr. Stélio L. Pessanha

Jornalista dr. Stélio L. Pessanha

0 1 847 28 julho, 2014 Religião e Filosofia, Slide julho 28, 2014

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

1 comentário

  1. Altino Olimpio

    Doutor Stélio parabéns por esse teu texto sobre o tal Templo de Salomão “brasileiro”. O principal empreendedor dessa obra talvez seja lembrado como um ser humilde e desprovido de vaidades, pois, deve ter aprendido com o Rei Salomão no Livro dos Eclesiastes sobre as “vaidades das vaidades, tudo é vaidade”. Será que no futuro algum outro idealista construirá também por aqui um Vaticano brasileiro?

    Altino Olimpio

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>