Presidente de Viracopos Diz que Novo Aeroporto Seria Injustiça à Concessão

Governo anunciou em dezembro intenção de autorizar outro terminal em SP. Em resposta, Secretaria de Aviação Civil diz que assunto está em ‘estudo’.

(Texto: Leandro Filippi Do G1 Campinas e Região)

Viracopos tem ano de crescimento, mortes em obra e espera por terminalUm ano e dois meses após assumir a administração do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o diretor-presidente da concessionária que venceu o leilão do governo federal, Luiz Alberto Küster, criticou a intenção do Poder Público de autorizar a construção de mais um terminal aéreo privado no estado de São Paulo. Em entrevista ao G1, o empresário classificou o projeto de “injustiça” com a concessão.

O anúncio foi feito em dezembro pela presidente Dilma Rousseff que, à época, afirmou que a autorização sairia “em breve”. Segundo apuração do G1 São Paulo, o terminal seria privado e ficaria no município de Caieiras, a 35 quilômetros da capital paulista. Um pedido para a construção na cidade já havia sido negado pelo governo anteriormente, devido ao intenso tráfego aéreo na área.

“Assunto Muito Sério”

“A competição que não é justa é o governo ter licitado os dois aeroportos e agora lançar um terceiro aeroporto”, disse Küster em referência aos dois terminais administrados pela iniciativa privada em SP atualmente – Viracopos e Guarulhos. Na avaliação do empresário, esse é um “assunto muito sério a ser discutido”, já que, antes do leilão, não havia informação sobre essa intenção do Poder Público.

“Fizemos um plano de investimentos e agora, lançar um terceiro aeroporto no meio dos dois, obviamente é querer gerar confusão”, afirmou o diretor-presidente de Viracopos. De acordo com o empresário, há a intenção de discutir o assunto com o governo federal, mas ele não especificou uma data. A concessionária assinou contrato para administrar o terminal aéreo de Campinas por trinta anos.

O que Diz o Governo

Sobre as críticas, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República disse apenas que “a construção do novo aeroporto ainda está sendo estudada”. O primeiro leilão que concedeu três aeroportos para administração da iniciativa privada ocorreu em fevereiro de 2012 e, na ocasião, foram entregues os terminais de Campinas, Guarulhos e Brasília.Desde novembro de 2012, o Aeroporto Internacional de Viracopos é administrado por um grupo formado formado por três empresas, Triunfo Participações e Investimentos, UTC Participações e a francesa Egis Airport Operation. O plano da iniciativa privada é investir R$ 9,5 bilhões ao longo das três décadas de gestão.
0 0 1001 11 janeiro, 2014 Caieiras e Região, Estrutura, Imagens, Slide janeiro 11, 2014

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>