O Poder da Vagina

FOTO DE NAOMI WOLFOs tempos modernos tornaram-se sinônimos de era das mulheres. Elas falam, inclusive, que já estão na terceira onda de imposição de suas vontades. Informam que a primeira onda ocorreu no fim do século 19 e início do 20.  A base da luta foi a conquista dos direitos políticos. A segunda, entre os anos 60 e 70,  foi a luta pela igualdade de papéis e contra discriminação.  Nos anos 90, as feministas começaram a questionar conquistas e retrocessos do movimento desde a chamada revolução sexual.

Teve um tempo em que o falo imperava na demonstração de masculinidade. A mulher era alijada de demonstrar sua sensualidade pelo maior desejo dos homens: a vagina. Mas isso mudou. As mulheres querem mudar a cultura da vergonha da vagina. Querem o controle de sua sexualidade. Pelo menos é o que a feminista e escritora Naomi Wolf tenta provar.

A base de suas idéias sai agora no Brasil pela editora Geração Editorial. O livro tem um nome sui generis: Vagina. Numa enquete com livreiros, inicialmente, acharam o título pornográfico. Uma rede colocou o livro na ala de Medicina; outra na de Psicologia. No final, a obra da feminista americana ficou na área de interesse geral.

Lendo o livro, as mulheres que costumam reclamar do endeusamento do pênis; vão impor a vez da vagina. E também dá dicas aos homens para manter aceso o desejo feminino. Os homens deveriam ler esse livro.

A autora

Wolf nasceu em São Francisco, EUA, em 1962. A escritora tem ascendência judia e é filha dos também escritores Deborah Goleman, antropóloga e autora de The Lesbiam Community”, e Leonard Wolf. Foi casada com o antigo assistente e escritor dos discursos de Bill Clinton, David Shipley, com quem teve dois filhos, divorciando-se em 2005.

Reconhecimento

O livro O Mito da Beleza, publicado em 1991, tornou-se uma referência da terceira onda do feminismo ao analisar como a exigência de as mulheres se adequar a um ideal de beleza feminina dificulta a ascensão ao poder político e social.

Publicações no Brasil:

O Mito da BelezaFogo com Fogo, Promiscuidades: a Luta Secreta para Ser Mulher. E agora, Vagina.

0 0 1280 05 dezembro, 2013 Comportamento, Diversos, Slide dezembro 5, 2013

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>