“Red Bull Cliff Diving” Agora no Brasil

Saltos com 27 metros de altura são a atração da modalidade que terá etapa disputada no Brasil

 Por Evelyn Winkler – Swim Channel

Já imaginou saltar de plataformas com 27 metros de altura? A Federação Internacional de Natação – Fina – incluiu neste ano o High Diving na programação do Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos.REd Bull

Paralelamente, acontece o circuito mundial promovido pela Red Bull chamado de Cliff Diving. O evento ganha cada vez mais repercussão internacional através de imagens alucinantes, saltos ousados e divulgação especializada, como a do atrativo Canal Off de Televisão. A grande surpresa para nós, brasileiros, será sediar a 7ª etapa do Circuito-2013 em Niterói. A etapa brasileira acontecerá em 28 de setembro, na praia de Acarai, e teremos em ação o saltador Jucelino de Lima como atleta convidado para o evento.

Jucelino, carinhosamente conhecido como Fiapo, nasceu no estado do Pará e desde pequeno já realizava acrobacias e saltos mortais nos gramados e serragens de sua cidade natal, passando para as piscinas, onde treinou saltos ornamentais com o técnico Roberto Ruffeil. A partir daí, participou de diversos shows aquáticos pelo mundo e saltou de grandes alturas. Hoje, integra o circo Dragone, que está em Macau, e tem planos de se dedicar exclusivamente ao circuito Red Bull a partir de 2014.

A temporada de 2013 segue o formato do High Diving da Fina, juntamente com a HDA (High Diving Alliance) que determina o grau de dificuldade dos saltos. Dez é o número de saltadores fixos determinados pelo circuito, podendo ter até quatro saltadores a mais como convidados para cada etapa. Os competidores realizam quatro saltos de 27 metros de altura, sendo os dois primeiros já com o grau de dificuldade determinado em 3,8m. Nos outros dois saltos, o grau de dificuldade será escolhido por cada saltador. Das oito etapas existentes, realizadas em oito países diferentes, cada atleta tem direito a uma etapa para descarte.

Neste ano, o circuito teve início em maio, na França, e terá término em outubro na Tailândia. Até o presente momento, o russo Artem Silchenko lidera a disputa, seguido pelo britânico e atual tricampeão do circuito Gary Hunt. Em terceiro lugar, vem o colombiano Orlando Duque, conhecido como a lenda viva do esporte e dono de nove títulos mundiais.

Evelyn Winkler é tecnica de saltos ornamentais do EC Pinheiros, ex-atleta da seleção brasileira e comentarista da TV Record

0 0 761 02 setembro, 2013 Natação, Slide setembro 2, 2013

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>