Previnir Ressaca

Chegou o fim de ano. Chegaram as férias. O que você pensa de cara? Isso mesmo: vai tomar um porre. Os que são bebuns de natureza vão aprontar de qualquer jeito; os que gostam também de um pilequinho – a maioria – também costumam  passar um pouco dos limites.

A verdade é que todos gostam de fazer brindes de todos os tipos e misturam todos os tipos de bebidas. Até o ponto de atingir aquela náusea e, então, aquele vômito – geralmente em cima de alguém. Sua mãe ou sua sogra sofre com a infeliz coincidência. Mas a sogra é o alvo preferido pelos chamados inconvenientes da bebida; outro alvo é o cunhado.

Em nome do respeito às sogras e aos infelizes dos cunhados, vamos tentar dar uma receita para que isso não ocorra mais. Vamos começar com uma estratégia. Em primeiro lugar, sugerir aos possíveis cidadãos bebuns que tomem durante o dia bebidas feitas à base de ervas ou folhas. Elas podem ajudar a preparar o organismo para a ingestão de bebida alcoólica e evitar problemas de que falamos.

Esses instrumentos, chás à base de ervas ou folhas, funcionam como desintoxicantes no corpo dos excessos das festas, acelerando o metabolismo. Tudo isso ocorre pelo acúmulo de álcool e gordura, resultante de nossas comemorações como no Natal, festas de fim de ano e mesmo nas férias.

Simplesmente, essa situação acaba “travando” o funcionamento correto do fígado. Os chás e sucos, ao melhorarem o metabolismo, ajudam na limpeza do organismo, deixando-o novo em folha. Por outro lado, é bom alertar aos incautos que gostam de beber que isso não deve ser motivo para ninguém beber além da conta.

Moderação é fundamental para que acidentes comuns ocorram. Agora, vem a regra de ouro: não misturar vários tipos de bebidas. Já que na prática a mistureba pode provocar ressaca inesquecível. Outra dica importante fica por conta de alternar qualquer bebida com água ou água de coco, para não sentir os efeitos tão pesados no dia seguinte.

Alerta 01: sabe aqueles medicamentos que prometem prevenir e combater a ressaca, do tipo “tome um antes e outro depois”? Eles prometem evitar a ressaca. Esqueça, simplesmente porque eles contêm cafeína que pode desencadear dor de cabeça. Quem exagera na bebida e tem esse problema vai sentir o sintoma ainda mais intenso.

Alerta 02: para aqueles que não preparam o organismo e bebem todas., a sugestão é tomar o chá  de alumã. Pode ser um alívio de acordo com os fitoterapeutas . Mas não se iluda: se o excesso for acima dos limites, o seu fim é numa maca de um pronto-socorro da vida. Vai tomar várias picadas, além de soro. No fim, será o personagem principal de uma estória de estraga prazeres.

Abaixo, receitas fitoterápicas.

Chá para Prevenção e Combate à Ressaca:

  • Ingredientes:
    • 1 punhado de pariparoba
    • 1 punhado de ver a-doce
    • 1 punhado de carqueja
    • 1 punhado de espinheira-santa
    • 1 punhado de anis-estrelado
    • 1 litro de água

Modo de fazer: coloque a água para ferver. Quando estiver fervendo, adicione todas as ervas, tampe e desligue o fogo. Espere vinte minutos, coe e tome uma xícara de chá cinco vezes ao dia.

Suco para Evitar Ressaca:

  • Ingredientes:
    •  3 folhas de hortelã frescas
    • 3 folhas de boldo frescas
    • 1 copo de água de coco
    • 1 punhado de salsinha fresca
    • Gelo e adoçante a gosto

 Modo de fazer: bata todos os ingredientes juntos, coe e tome um copo três vezes ao dia antes de começar a beber.

0 0 774 23 janeiro, 2014 Deu Na Imprensa, Saúde, Slide janeiro 23, 2014

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>