Minuto de Ouro

A informação é oficial: no Brasil, há cinco recém-nascidos mortos ao dia por problemas respiratórios. Um em cada dez bebês apresenta algum problema com respiração ao nascer. E o pior de tudo é a constatação de que a maior ocorrência se concentra no Norte e Nordeste. Em torno de 45%. Isso contando apenas os que nasceram no tempo certo e sem má formação. O nível alarmante vai de encontro ao número aceitável mundialmente de morte por asfixia em bebês que nascem no tempo certo e sem nenhuma má formação, que é bem próximo de zero.

Deixa-se claro que os dados e as conclusões disso resultam de estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP envolvendo todos os estados brasileiros no ano de 2010. O estudo apontou ainda como problema dois fatores: a falta de qualificação de profissionais em reanimação de recém-nascidos e ausência de estrutura e medicamentos básicos nas salas de parto. Como saída para o problema, a SBP lançou em seu último Congresso a campanha “Minuto de Ouro”.

O argumento consiste em, a cada dez recém-nascidos que são reanimados adequadamente, nove irão para o peito da mãe normalmente. Em contrapartida, os que o fazem tardiamente vão pagar um preço no futuro: da aprendizagem a um comprometimento neurológico grave.

No estado de São Paulo, é Lei ter um profissional habilitado para tal ocorrência. Só precisamos saber se, no resto do país, também.

0 0 613 18 novembro, 2013 carousel, Deu Na Imprensa, Saúde novembro 18, 2013

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>