A ONU SE TORNA UMA SENHORA DE 70 ANOS

O Brasil sonha em fazer parte do conselho permanente da estrutura política. A Argentina faz vista grossa a pretensão brasileira. O Brasil faz sua parte participando de campanhas humanitárias pelo mundo afora para agradar os EUA. Em troca, imagina ter o apoio dos donos do mundo para ocupar seu lugar no órgão que reune todos os países do mundo.
O sonho brasileiro atende pelo nome de ONU (Organização das Nações Unidas). Esta velha senhora faz 70 anos no próximo dia 24 de outubro. Data em que entrou oficialmente para substituir a Liga das Nações. Dissolvida depois que fracassar nos objetivos de evitar a I Guerra Mundial.
O objetivo maior da ONU consiste em criar mecanismos que mantenha o equilíbrio e a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definir leis internacionais, respeito aos direitos humanos, progresso social. Ah, claro, porque não dizer, manter a paz mundial. Objetivo nem sempre alcançado em tempos perigosos como o que estamos vivendo.
Na prática, países como Estados Unidos, China e Rússia fazem o que querem e ninguém os impede de nada. A não ser uma menção de conduta fora do que diz a ONU, por meio do Conselho de Segurança Permanente com direito a voto. De resto, o mundo está sempre a beira de uma terceira guerra, por esta ou aquela invasão em algum lugar do mundo.

0 0 484 18 outubro, 2015 carousel, Mundo outubro 18, 2015

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>