Morre ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, aos 83 anos

Político, que concorreu à Presidência da República em 2010, realizava tratamento contra câncer ósseo em São Paulo
(Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/)
Morre ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, aos 83 anos Lauro Alves/Agencia RBS

Em 2010, o então candidato do PSOL à Presidência da República Plínio de Arruda Sampaio fez campanha em Santa MariaFoto: Lauro Alves / Agencia RBS

Candidato à Presidência da República pelo PSOL em 2010, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio morreu nesta terça-feira, aos 83 anos. Ele estava internado havia mais de um mês no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde tratava um câncer ósseo.

Sampaio descobriu a doença em uma vértebra torácica após sentir fortes dores na coluna. Em seu site oficial, o PSOL divulgou nota lamentando profundamente a perda do político. “O PSOL e o país perderam um grande protagonista da história recente e da luta pela justiça social e pela democracia”, informou o partido.

O PSOL se solidariza com os familiares de Plínio e ressalta que sentirá a ausência de um dos maiores lutadores socialistas e colaboradores do partido. Certamente, continuaremos levando adiante os ideais por justiça social, defendidos incansavelmente por ele”, afirmou o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo.

Na disputa pela presidência há quatro anos, o político conquistou 886 mil votos e ficou em quarto lugar.

No Twitter, o candidato do partido ao governo do Estado, Roberto Robaina, e o governador Tarso Genro, lamentaram a morte de Sampaio.

Mais de 50 anos de militância

Foto: Davi Zocoli/Agencia RBS

Sampaio iniciou sua militância há mais de cinco décadas, na Juventude Universitária Católica. É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e trabalhou promotor público.

Na década de 60, enquanto deputado pelo antigo Partido Democrata Cristão (PDC), Sampaio foi relator do projeto de reforma agrária do governo de João Goulart. No final da década seguinte, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 1985, o político foi eleito deputado federal. Depois, em 1988, tornou-se deputado federal constituinte, atuando na elaboração da Constituição como relator do capítulo do Poder Judiciário.

Em 2005, Plínio deixou o PT e foi para o PSOL, partido que representou como candidato ao Governo de São Paulo, em 2006, e à Presidência da República, em 2010.

0 0 527 09 julho, 2014 Brasil, Política, Slide julho 9, 2014

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>