BRASILEIRO É O NOVO CAMPEÃO MUNDIAL DE SURF

Não é utopia. O que há pouco parecia sonho está muito perto de acontecer. Um brasileiro campeão mundial de surf. O tabu pode ser quebrado pelo paulista Gabriel Medina, 20 anos e também sonho dourado das moiçolas.
A área de luta é o Havaí pelo título WCT, simplesmente, a elite do surfe. Mas não vai ser nada fácil para o jovem Gabriel. Desde a primeira edição do campeonato da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais), em 1976, apenas dois atletas fora do eixo EUA-Havaí-Austrália conseguiram o feito de vencer o campeonato mundial. São eles: o sul-afriano Shaun Tomson, em 1977, e o britãnico Martin Potter, em 1989.
Para a maioria dos surfistas a vitória de Medina vai além do campeonato mundial. O título ajudaria a acabar com o que eles definem como preconceito com atletas tupiniquins da elite. O que não foge as regras em relação a capacidade dos brasileiros no mundo. Claro, fora do circuito futebol, café e a famosa “bunda das brasileiras”.
A história agora mostra-se diferente. Nada de entrar como convidado da festa. O Brasil apresenta-se com sete surfistas na elite. Atualmente, é o segundo país com mais presença no circuito, ficando apenas atrás da Austrália com 14 atletas.
A prova do novo status dos surfistas brasileiras está no comportamento da maior fera do esporte: Kelly Slater, 42, dono de 11 títulos mundiais. Para o veterano, em entrevista para a revista australiana “Stab”, mandou um recado: “É melhor estar pronto, porque tem aí no banco de trás, um Medina”. Alguém duvida disso?

0 0 403 14 dezembro, 2014 Esporte, Esportes Diversos, Slide dezembro 14, 2014

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>