Diagnóstico e Conduta Para o Sucesso na Educação

Imagem: Internet

Imagem: Internet

Falar em Educação virou lugar comum. O Brasil chegou num ponto que somente com investimento grosso na educação de base poderemos vislumbrar, no futuro, uma luz no fim do túnel. Principalmente se observarmos os fatores que levam a falta de qualidade nos profissionais de nossos dias.

Todos os especialistas são unânimes em dizer que há correlação entre o desempenho dos estudantes e o nível sócio econômico dos pais dos estudantes. De outro lado, é importante afirmar que a correlação não significa causalidade. Muito menos uma condenação.

A verdade é que existe uma arma poderosa para apontar um futuro diferenciado: Uma escola pública de qualidade para minar a armadilha que a pobreza produz na realidade dos estudantes. Falta de vontade aliada a pouca criatividade da escola. E porque não dizer dos professores.

Existem quatro práticas necessárias para modificar essa realidade. A primeira delas traduz-se pelo estabelecimento de metas. E, claro, ter noção do que ser quer alcançar.

Em seguida, acompanhar de perto, e continuamente, o aprendizado dos alunos. Usar os dados sobre o aprendizado para embasar ações pedagógicas. Sem falar da necessidade de fazer da escola um ambiente agradável e propício ao aprendizado.

De outro lado, é necessário alertar para o fato da forma como implantar para obter o sucesso. Para as escolas funcionarem precisam ter manter um fluxo aberto e transparente de informações para análise e correção das diretrizes. A partir de então, implantar mudanças respeitando o conhecimento e a experiência dos professores.

Associe a isso a mobilização da comunidade com o objetivo de aumentar o sucesso escolar dos alunos. Caso contrário, vamos continuar vendo políticos, inclusive da esfera federal, afirmar que precisamos importar profissionais de Cuba ou outros países para melhorar a qualidade e produtividade do trabalho no país.

Jornalista dr. Stélio L. Pessanha

Jornalista dr. Stélio L. Pessanha

0 0 383 30 setembro, 2014 Educação, Slide setembro 30, 2014

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>