MORRE POR FALTA DE CREDIBILIDADE

A pouco tempo atrás, escrevi sobre o blog Caieiras Aqui se Fala a Verdade. Um blog dirigido por dois cidadãos sem nenhuma ligação com o mundo profissional da escrita. Mas os propósitos de seus autores não exigiam muito de técnica para alcançar seus objetivos: dar espaço para os cidadãos caieirenses reclamarem. Mais do que isso e denunciarem os desmandos que aparecessem.
Aos poucos uns foram falando para os outros e de repente chegaram aos 30 mil membros. Um sucesso de público para colocar a Câmara Municipal e o Executivo com os cabelos em pé. Mesmo os maiores articuladores não poderiam prever tal arma de comunicação para combater as injustiças. Isso sem muito gasto.
Deixar claro, que nesta lista de surpresas, encontra-se o fundador da AMIC, Dr. Stélio leal Pessanha, jornalista editor do Jornal Gazeta Regional. O idealizar de todas as mídias reconheceu que tanto ele, quanto o Regional News, apesar de toda a luta para informar ao público de tudo errado, não tinha conseguido tal feito.
O fundador da Rádio Onda lembra também que teve oportunidade de juntar o grupo dos responsáveis pelo “Caieiras fala a verdade” com a Amic. “Na época, eles queriam um espaço na rádio para realizarem o mesmo trabalho no blog”. O conselho editorial achou por bem respeitar as diretrizes que norteiam a rádio Onda e o Jornal Gazeta Regional: Jamais misturar política com as mídias. E assim, o acordo não saiu, resumiria, o presidente da Amic, Dr.Stélio Leal Pessanha.
O tempo passou e o período eleitoral chegou. O presidente da Amic, o médico Stélio Leal Pessanha se licenciou da AMIC, conforme estatuto. E apresentou sua candidatura como alternativa às opções para a população. E suas propostas foram postadas no blog “Caieiras aqui se fala a Verdade”. Até a semana passada. Repentinamente, o editor do Gazeta Regional foi bloqueado. Por quê? Quais os motivos? Os amigos até tentaram dissuadir.
O candidato Dr. Stélio tentou por meio de alguns vídeos denunciar que poderia ocorrer uma determinada pressão por terceiro para impedir que a coligação PMN-PRB, crescesse mais ainda. Foi o suficiente para um dos responsáveis vir a público e fazer todo tipo de agressão ao médico. Citou Ideologia para justificar o bloqueio.
Que isso, companheiro?? Falou também que o Dr. Stélio não sabe o que é cidadania. Tá de brincadeira, ou perdeu totalmente o juízo. Foi mais além, convidou o médico a revelar os motivos de trabalhar na administração Roberto Hamamoto-Gerson Romero. Das filas e falta de medicamentos. Se você também acha que eles perderam a compostura, não está sozinho. Esqueceram de dizer que o médico é um trabalhador como qualquer outro. E como multiprofissional (especializado em várias áreas), tem o poder limitado. Para complementar o absurdo: esqueceram de dizer que era para ele atender 20 pacientes por lei, atendia quase 100 pessoas. De que só saia, depois do último paciente atendido.
Depois de todas as agressões verbais, ainda chamou o jornal Gazeta Regional de “jornalzinho”. O raciocínio limitado do cidadão, deu vez a memória curta ao não lembrar que preferimos tirar o jornal impresso para o digital para não curvarmos aos poderosos. Mas, senhores responsáveis pelo Caieiras Fala a verdade, os senhores deram um tiro no pé. Outras personalidades se juntaram ao Dr. Stélio reclamando que foram excluídos pelos mesmos motivos.
Assim sendo, decretaram o fim dos objetivos do Caieiras fala a Verdade. Lamentamos como formadores de opinião. E precisam saber que as armas dos intelectuais são “AS palavras”. Nossos músculos são nossos textos, jornais, vídeos e panfletos. E sempre encontramos um jeito de nos reinventarmos para sobrevivermos.

0 0 321 11 setembro, 2016 Editoriais, Política setembro 11, 2016

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>