Peça “Devaneios de um Médico” tem Grande Estréia em Caieiras

Os atorem em cena. (Foto: Paulo Garcia/AMIC)

Os atorem em cena. (Foto: Paulo Garcia/AMIC)

A peça “Devaneios de um Médico” estreiou no domingo, dia 28 de setembro, no Centro Cultural Isaura Neves, no Centro de Caieiras, às 19h.

A peça foi escrita pelo médico e jornalista, Stelio Leal Pessanha. Neurologista de formação, o profissional de saúde, responsável pelo serviço de Neurologia da cidade dos Pinheirais faz sua primeira intervenção no mundo do teatro.

Em entrevista ao Jornal, o médico informou que teve uma longa preparação para chegar ao ponto de fazer uma peça de teatro. A começar pelos cursos roteiros de teatro e cinema que fez em escolas especializadas. Depois, mostrou para diversos roteiristas o material a fim de passar pelo que chama de filtragem final. O resultado, o público pode conferir no último domingo.

A PEÇA

A peça é uma verdadeira declaração de amor à vida e a profissão de médico. Tem como cenário, um pronto socorro onde um médico luta para manter o serviço funcionando em pleno carnaval, onde diversos colegas faltaram. O mote é a Doença de Alhzeimer. Uma doença que atinge quase 20 milhões de brasileiros. O fundo musical é de autoria de Carlos Gardel. Sua história e sua música é explorada durante o espetáculo. Tanto que no contexto da peça há uma apresentação de dois bailarinos profissionais. A bailarina, por coincidência, é a filha do Dr. Stélio, Stephanie Pessanha. Atualmente, ela faz parte do corpo de balé da TV Record. O bailarino é o Charles.

O PROJETO

O projeto da peça teve início em 2013, quando fora apresentado ao professor de teatro do Centro Cultura de Caieiras, Sérgio Carmargo. Após longo discussão e negociação, ficou acertado que Sérgio dirigiria a peça e todos os atores seriam da escola e da cidade. Após os primeiros ensaios, como autor, Doutor Stélio não só aprovou como comprovou a alta qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Assim, os atores são: Benhur Joirade, Renan Novaes, Beatriz Felício, Magu Carvalho, Ricardo Pitanga, Alexandre Galtinoni, Andreia Juliana, Cintia Montovani e Sérgio de Carmago.

PROJETO EDUCACIONAL

A peça tem o objetivo de levar ao público informações a respeito da Doença de Alhzeimer. Uma doença que tem sido diagnosticada com rotina em todos os ambulatórios, sejam eles, de convênios, particulares e do SUS. O motivo decorre do fato de que estamos caminhando a passos largos para uma população de idosos em nosso país. E é de conhecimento médico que a doença acomete pessoas com idade acima dos 60 anos de idade. Sendo que quanto a idade aumenta, a possibilidade de ser acometido pela doença. Para o autor, Stelio Pessanha, o público se divertindo com a peça, passa a entender como funciona a doença. Sem falar, que a peça tem como objetivo conscientizar a família de entender os meandros da doença e se preparar para dar toda a assistência e carinho que os da melhor idade acometidos pela doença possam ter.

A coreógrafa e bailarina Stephanie Pessanha e o bailarino Charlys Aires. (Foto: Paulo Garcia/AMIC)

A coreógrafa e bailarina Stephanie Pessanha e o bailarino Charlys Aires. (Foto: Paulo Garcia/AMIC)

COREOGRAFIA E MÚSICA

O contexto da peça solicitava o estilo musical argentino, o TANGO. E nesse quesito, o nome que vinha a mente de todos é o do cantor Carlos Gardel. Sua música mais famosa, “Por uma Cabeça”, já foi dançada em diversos filmes como “True Lies”, estrelado por Arnold Swcharnerg. Assim, a música foi inserida na peça com um performance da bailarina e coreógrafa, Stephanie Pessanha. Residente em Caieiras, a também atriz preparou uma coreografia especial para brindar os presentes com o que tem de melhor para fechar com chave de ouro a peça “Devaneios de um Médico”.

Jornalista dr. Stélio L. Pessanha

Jornalista dr. Stélio L. Pessanha

0 0 860 30 setembro, 2014 Cultura/Entretenimento, Slide, Teatro setembro 30, 2014

Sobre o autor

Dr. Stélio Leal Pessanha é médico com formação em Neurologia e Neurocirurgia e atua em consultório desde que se formou. É chefe de neurologia e neurocirurgia das cidades de Caieiras e Francisco Morato, pós-graduado em Neurologia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, Oto–neurologia, potencial evocado auditivo, visual e somatosensitivo. Desenvolveu e desenvolve atividades em: - clínica médica: Saúde Pública, Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Medicina do Trabalho, Medicina do Tráfego, Didática do Ensino Superior - em comunicação: USP (Português, Inglês), Uninove (Jornalismo-Publicidade). Roteirista de rádio, teatro e TV É escritor: - “O Mestre Aprendiz de Medicina”, livro já editado que mostra a trajetória de um médico no dia a dia com pacientes no consultório, prontos-socorros e centros cirúrgicos (acesse https://www.youtube.com/watch?v=Gc0F4Z6DtUs para mais informações) - “O destino Cuspiu para o Alto”, em fase de execução, livro a respeito de membros de algumas famílias que tinham tudo para dar certo, mas trilharam o caminho do mal. Como cidadão, a rebeldia de um então jovem médico recém-formado o levou a fundar um jornal (Gazeta Regional de Caieiras e região), uma rádio (Onda FM 87.5), webTV (TV Nova Onda e está a caminho de abrir sua TV retransmissora, todos sob a égide da Associação de Mídia Comunitária, a AMIC). Todas as mídias objetivam defesa da democracia, do meio ambiente e dos direitos do que mais precisam.

Ver todos os artigos de Stelio Leal Pessanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>